Como identificar futuros empreendedores

Como identificar futuros empreendedores

São cada vez mais as escolas e infantários a apostarem em programas de empreendedorismo para os mais novos, mas a verdade é que há muitas crianças que nascem já com alguns talentos para os negócios. De acordo com a revista SoyEntrepreneur, o programa BusinessKids, dedicado a ensinar os mais pequenos a fazer negócios, diz que existem formas de identificar uma criança com ‘veia para os negócios’.

Segundo o programa, o primeiro indicador são os jogos que escolhem e a forma como os utilizam. A preferência por jogos como o Monopólio podem demonstrar que a criança entende conceitos como a poupança e o investimento.

Para além disso, os programas de Televisão que as crianças escolhem para ver podem refletir alguns dos seus traços de personalidade. “Cada programa expõe as crianças a diferentes tipos de personalidade em personagens com as quais se podem identificar”, explica o BusinessKids.

Para a empresa, é ainda importante observador o comportamento das crianças durante as compras, por exemplo num supermercado. “Deve deixar-se as crianças participar nas compras, permitindo-lhes que paguem um doce ou um jogo, uma vez que lhes ensina o valor do dinheiro e como administra-lo.”

O Business Kids acredita ainda que o comportamento das crianças perante concursos e competições escolares e desportivos pode demonstrar a sua iniciativa e perseverança, “competências necessárias para enfrentar as dificuldades de um negócio”.