aceleração de negócios

inRes vai voltar a acelerar negócios na área das TIC

O programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) lançou uma nova edição do ‘inRes – Entrepreneurship in Residence’, um programa de aceleração de negócios para empreendedores portugueses com projetos nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Desenhado a pensar no desenvolvimento dos participantes quer em termos de evolução do negócio, quer em termos da capacitação dos empreendedores, o programa, que em edições anteriores levou 16 empreendedores nacionais aos Estados Unidos da América, está a receber candidaturas até ao próximo dia 16 de maio.

“Os bons resultados das edições anteriores são demonstrativos do contributo real do inRes para o sucesso de novos produtos e serviços num mercado internacional, aumentando a sua viabilidade, sustentabilidade e competitividade do ponto de vista económico”, refere João Claro, diretor nacional do Programa CMU Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e coordenador do inRes.

Da mesma forma, o responsável sublinha que “um dos eixos fundamentais do inRes consiste em aperfeiçoar e validar os conceitos de produto e os modelos de negócio, através de sucessivos contactos com potenciais utilizadores, clientes ou parceiros”.

À semelhança da edição de 2015, este ano o inRes volta a proporcionar às equipas participantes sete semanas de imersão nos Estados Unidos da América, ancoradas no campus de Pittsburgh e no campus de Silicon Valley da Carnegie Mellon University (CMU), após uma primeira fase de preparação intensiva em Portugal.

Para além de um programa intensivo de preparação em Portugal, que é depois consolidado a nível internacional com a exposição a um dos ecossistemas empreendedores mais dinâmicos dos EUA em Pittsburgh, as equipas têm ainda, desde a edição do ano passado, a oportunidade de reunir com empresas, interagir com aceleradores e apresentar-se in loco a potenciais utilizadores, parceiros e investidores em Silicon Valley. “Esta proximidade e o acesso às empresas em Silicon Valley reforça o inRes com uma experiência única e muito enriquecedora quer do ponto de vista da rede de contactos que estabelecem, quer da aquisição de competências de gestão”, indica João Claro.

As candidaturas decorrem até 16 de maio, através do site www.cmuportugal.org.