Sonae abre portas a startups tecnológicas

Sonae abre portas a startups tecnológicas

A Sonae MC lançou esta terça-feira (3 de outubro) a iniciativa ‘Disrupt Retail – Call for Technology’, um projeto que irá permitir às startups nacionais e internacionais na área da tecnologia testarem as suas soluções para o retalho em ambiente real. A iniciativa insere-se na política de inovação aberta e cooperação tecnológica da empresa, refere a Sonae em comunicado.

João Gunther Amaral, CIO da Sonae MC, explica que “a Sonae MC, através desta iniciativa, procura promover a sincronização de ritmos de geração de valor entre os ecossistemas corporativos e startups. Esta sincronização é catalisada pelo cruzamento das propostas de valor dos mais diversos empreendedores com oportunidades existentes ao longo de toda a cadeia de valor do retalho”.

A primeira edição da iniciativa ‘Disrupt Retail – Call for Technology by Sonae’ vai aceitar candidaturas até ao próximo dia 15 de outubro e os escolhidos deverão ser conhecidos até ao final do mês, com a implementação ocorrer ainda este ano, através da BIT, a área de sistemas de informação da Sonae para o retalho.

A Sonae explica ainda que “as startups participantes beneficiarão do acompanhamento por especialistas Sonae em tecnologia e retalho, da possibilidade de utilização de um ecossistema com mais de 3 milhões de clientes e mais de 1000 lojas, da validação de produto pelos clientes e stakeholders da Sonae. A iniciativa dá também acesso a possíveis investimentos nos projetos pela unidade de gestão de investimento Sonae IM, onde se inclui a Bright Pixel”.

A empresa revela também que procura, sobretudo, projetos nas áreas de otimização de merchandising, operações de loja e armazéns, engagement com clientes, logística e experiência de compra (online e offline), mas poderá acolher outro tipo de projetos desde que tragam disrupção para o retalho.

 “A cooperação entre empresas e startups é crucial para a inovação. Por isso, na Sonae temos procurado interagir cada vez mais com as diferentes comunidades das mais variadas formas, desde a mentoria, passando pelo codesenvolvimento de produto até à incubação de ideias e projetos. Hoje temos mais de uma centena de parceiros em todo o mundo com quem trabalhamos para revolucionar os sectores onde estamos presentes em benefício dos nossos clientes, e esperamos fazê-lo também com os participantes no ‘Disrupt Retail – Call for Technology by Sonae’, que terão na Sonae o parceiro ideal para ajudar no seu sucesso”, conclui João Gunther Amaral.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui