Covirán

Covirán cresce 4% em 2015

A Covirán registou em 2015 um volume de negócios de 640 milhões de euros, um crescimento de 4% face ao período homólogo. De acordo com a cooperativa espanhola, no período em análise, as vendas brutas da rede de supermercados atingiram 1 215 milhões de euros, 1 114 milhões de euros dos quais em Espanha e 101 milhões de euros na rede portuguesa.

Numa nota enviada às redações, a insígnia revela que o lucro antes de impostos atingiu 1,22 milhões de euros, um crescimento de 21% face a 2014. O lucro líquido, por sua vez, situou-se nos 0,92 milhões de euros, um aumento de cerca de 35% em relação ao exercício fiscal anterior.

A insígnia refere também que no que diz respeito ao mercado português, “os resultados permaneceram bastante positivos”, com a Covirán a ocupar já “a terceira posição no número de supermercados, contando com 242 sócios e terminando o ano de 2015 com três plataformas de distribuição a funcionar em pleno.”

“Os resultados alcançados em 2015 comprovam o bom trabalho levado a cabo nos últimos doze meses. Crescemos em todos aos principais parâmetros, conseguindo vendas brutas sob a marca insígnia que superaram os 1215 milhões de euros. O nosso volume de negócios foi cerca de 4% superior em 2015. Ao mesmo tempo, aumentámos o nosso lucro líquido cerca de 35% para os 0,92 milhões de euros e o nosso EBITDA para os 7,23 milhões. Estes resultados são fruto do esforço dos nossos colaboradores e dos nossos sócios e reforçam a nossa vontade de continuar a consolidar este projeto, que já conta com 3270 negócios aderentes. A nossa quota continuou a aumentar, atingindo 1,7% em Espanha e 0,7% em Portugal, sendo estes números bastante superiores se nos centrarmos nos estabelecimentos com área igual ou inferior a 1000 metros. Também estamos orgulhos da nossa contribuição social, comprovada pelo fluxo de caixa da sociedade que superou os 543 milhões de euros em 2015. Este último ano foi um ano positivo para a nossa cooperativa: obtivemos bons resultados, mas, sobretudo, reforçámos um modelo que, hoje em dia, é a melhor solução para os retalhistas independentes dentro do mercado ibérico”, sublinha Luis Osuna, presidente do Grupo Covirán e CEO da companhia.

No final de 2015, a Covirán contava já com 2 825 sócios na Península Ibérica e 2 549 supermercados da insígnia, 2 361 em Espanha e 188 em Portugal. Para 2016, os planos passam pela expansão em Espanha, em zonas consideradas estratégicas para a marca, “como Madrid, Galiza, Aragão, Catalunha, Castela e Leão”. Estão previstas ainda a abertura de uma plataforma de distribuição nas Canárias e outra na Catalunha, com a primeira a entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano e a segunda no primeiro semestre de 2017.

 

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui