franchisadores franchising

Sabe que características deve ter para ser um bom franchisador?

Apostar no franchising para expandir um negócio é opção para muitos empresários que não têm muito capital para investir. Mas nem todos os empreendedores têm potencial para serem bons franchisadores e gerirem uma rede. Que perfil deve ter um franchisador? De acordo com a edição brasileira da Exame, para fazer uma marca prosperar, um franchisador deve possuir quatro características chave. Saiba quais.

1- Capacidade de liderança

De acordo com a revista, os franchisadores devem ser ativos na sua forma de liderar, procurando liderar não só a sua estrutura interna, mas também toda a rede de empreendedores que apostou na marca. No franchising, a liderança deve estar assente num relacionamento próximo e na resolução de conflitos dentro da rede, na inovação do modelo de negócio e na concretização de objetivos e metas.

2- Estrutura interna de suporte à rede

A publicação explica também que um bom franchisador deve garantir que aquilo que foi acordado com o franchisado é de facto cumprido. Para isso, devem ser colocados em marcha programas de formação, consultoria e marketing que ajudem o franchisado na fase de arranque do negócio e sempre que seja necessário.

3- Comunicação

O franchisador deve ser acessível e fácil de contactar, sobretudo em caso de necessidade do franchisado. Hoje as opções de canais de comunicação são muitas, por isso, o franchisado deve poder escolher a que for melhor para si e ainda assim obter sempre uma resposta.

4- Vontade de vencer

Os franchisadores devem ter sempre vontade de vencer, até porque devem ser uma fonte de motivação para os seus franchisados.