95% das empresas acedem à internet

/images/textoimagens/fullsize/3642.jpg Em 2011, segundo os resultados do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas, 86% das empresas com 10 e mais pessoas ao serviço utilizam a internet através de banda larga e 42% dispõem de ligação móvel, 45% efetuam troca automática de informação e 24% tinham realizado comércio eletrónico, dados do INE.

 

O inquérito mostra que em 2011, 98% das empresas com 10 e mais pessoas ao serviço utilizam computador, 95% usam o correio eletrónico e igual percentagem dispõe de acesso à internet.

A utilização destas tecnologias varia consoante a dimensão da empresa, assim, a totalidade das grandes e médias empresas (250 e mais pessoas ao serviço; 50 a 249 pessoas ao serviço) utilizam computador, usam e-mail e acedem à internet.

Do total das empresas com 10 e mais pessoas ao serviço, 54% afirmam ter presença na internet, valor que é de 49% para as pequenas empresas. Este valor contrasta com o das médias e grandes empresas, em que a proporção é de, respetivamente, 78% e 97%.

A posse de website está menos generalizada, 54% em média, porém é significativa nas empresas de "atividades financeiras e de seguros" (95%), nas "atividades de informação e de comunicação" (92%) e com igual proporção "outras atividades e serviços", também 92%.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter aqui