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Amor e dinheiro, para um negócio feliz

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  A primeira conferência do Fórum Criação de Negócios do Franchise Show 2011 começou com dicas de como empreender em franchising. A empatia com negócio, a dedicação e a capacidade financeira são alguns dos pilares fundamentais para o sucesso do franchisado.

Um factor crucial de selecção do negócio é empatia. "Não é por acaso que a maior parte das nossas franchisadas são senhoras. Isto acontece porque se revêem no conceito StetikXpress", diz Ana Marinho, directora da cadeia de beleza low cost do grupo SLYou.

Mas gostar não basta, embora seja fundamental. Ter capacidade para investir também é. O financiamento é um ponto crucial na análise dos empreendedores na hora de abrir um negócio. "Quando seleccionamos uma marca, em termos de investimento, devemos perceber o que está incluído nesse valor inicial" aconselha Ana Correia da Teamvision. O franchisado deve analisar detalhadamente os investimentos apresentados pela marca face aos da concorrência, por exemplo.

Mas o investimento não termina no dinheiro que se coloca no negócio. O investimento pessoal é algo que deve estar igualmente nos ‘pratos da balança'. "O franchisador ajuda, mas a marca não trabalha pelo franchisado. O investimento pessoal é uma mais-valia para os que decidem ‘vestir a camisola'. Quem investe numa marca tem de trabalhar muito e não pode pensar em ficar apenas atrás de uma secretária", diz Paulo Almeida, director-geral da Lojadobras.

"Ter franchisados que se dedicam a full-time e que assumem a direcção do negócio" são na entender de Ana Correia da Teamvision, os "franchisados ideais". Ana Marinho, diz que esta capacidade nas franchisadas da StetikXpress é fundamental para o sucesso porque é importante controlar o centro diariamente, promover a relação com as clientes, gerir stocks e equipas".

Na fase de selecção, o investidor não se deve limitar a conversar com o franchisador. Os franchisados da marca são igualmente uma fonte de informação e ter uma visão diferente sobre o negócio. Desempenhar o papel de ‘cliente mistério' para perceber como funciona o negócio ou participar em eventos a convites da marca como por exemplo os open days, refere Ana Correia.

Estudar, procurar informação sobre o sistema de franchising, as marcas e a concorrência é ponto de partida para a pesquisa de uma oportunidade de negócio que pode permitir a um empreendedor mudar de rumo e realizar o sonho de ser dono de si próprio. ISA AMARAL

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