Casos de sucesso e financiamento para PME e Startups apresentados no Portugal Mexe

Mais de 200 empresários e empreendedores estiveram reunidos esta semana na 1ª edição da conferência Portugal Mexe: PME Ativas/Startups Criativas, iniciativa conjunta do IIF – Instituto de Informação em Franchising e da IFE e coorganizada pela APCRI – Associação Portuguesa de Capital de Risco.

Com o objetivo demonstrar que Portugal também é uma solução e que, apesar da conjuntura de recessão dos últimos anos, é possível encontrar nichos com potencial de crescimento no mercado interno, foram apresentados casos de sucesso de PME nacionais de diversos setores de atividade.

A importância do posicionamento, da inovação ou da reconversão do negócio foram temas centrais das apresentações dos empresários que partilharam a sua experiência com a assistência. Os participantes tiveram ainda oportunidade assistir ao debate sobre as políticas ativas de financiamento, nomeadamente sobre o acesso ao capital de risco e aos incentivos públicos geridos pelo IAPMEI.

Foram também debatidos os temas como o papel das universidades no desenvolvimento de novos projetos empresariais, a relação entre empreendedor, investidores e facilitadores,  com enfoque no fatores de chave de um projeto empresarial com grande potencial.  A conferência terminou com uma mesa redonda sobre o desenvolvimento do ecossistema  empreendedor nacional.

 “A qualidade das intervenções, a adesão e o feedback dos participantes, permite-nos concluir que esta 1ª edição do Portugal MExe cumpriu os objetivos traçados e veio colmatar uma lacuna nos eventos empresariais, que esquecem o que falta explorar no mercado nacional, pois nem todas as PME tem capacidade ou vocação para a Internacionalização”, refere Carlos Santos, Manager do IIF.