2379-empreendedor620

Chile e Colômbia lideram no empreendedorismo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Chile e a Colômbia são as duas economias onde se tem registado o maior número de abertura de negócios. De acordo com um estudo do World Economic Forum, estes países estão a crescer e a tornar-se cada vez mais competitivos.

Segundo o estudo, “para o tamanho das suas economias, estes dois países têm grandes níveis de novos negócios a serem lançados por empreendedores que na maioria das vezes inovam e esperam criar muitos postos de trabalho.”

No Chile, este movimento foi impulsionado, sobretudo, por uma iniciativa público-privada batizada de “Start-Up Chile” e que pretende criar a maior comunidade de start-ups do mundo naquele país.

Um conjunto de empreendedores de todo o mundo são selecionados pelo programa e recebem um visto e 40 000 dólares de capital do Estado para lá implementarem os seus negócios. Em troca, o Governo espera que estes empresários promovam o empreendedorismo a nível local e que criem postos de trabalho. Existem ainda outras iniciativas, como uma plataforma online que permite criar uma empresa num único dia sem qualquer tipo de custos. A ideia é simplificar a criação de um negócio.

No caso da Colômbia os desafios são outros. Existem ainda no país muita desigualdade social e instabilidade política, no entanto, têm sido implementadas medidas que pretendem reduzir as barreiras regulatórias à criação de um negócio e aumentar o capital disponível para a criação de start-ups.

Juan Andrés Fontaine, antigo ministro da Economia do país, referiu na altura da criação destas medidas que “em vez de mudar o mundo através de revoluções, podemos mudar o mundo com inovação.”

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.