Como selecionar uma marca em franchising

/images/textoimagens/fullsize/3280.jpg  Decidiu abrir um negócio e escolheu o franchising como estratégia empresarial. Agora, o passo seguinte é selecionar a marca certa para si.

O primeiro ponto a avaliar é a sua personalidade enquanto gestor – não se esqueça que terá de gerir o seu negócio sob as linhas orientadoras da marca.

Deve avaliar as áreas de negócio que gosta de trabalhar e a sua capacidade financeira para efetuar o investimento inicial e para o arranque do negócio.

Olhe para o mercado onde pretende atuar. Faça um estudo e perceba as necessidades e as oportunidades. É igualmente fundamental estudar com atenção as tendências de mercado e as áreas em crescimento.

Com base nestas premissas selecione as marcas que lhe interessam contactar e não se esqueça de pedir a informação a todas as empresas que operam em franchising no setor. Mesmo que tenha preferência por alguma insígnia ou esteja em conversações com líder de mercado, deve conhecer a concorrência.

Analise com atenção a documentação enviada por cada uma das marcas que contactou. Caso não possua conhecimentos sobre a área financeira, recorra a um profissional para o ajudar a avaliar os dados financeiros.

Não tome nenhuma decisão sem contactar franchisados que já estejam a operar no mercado e sobretudo não assine o contrato sem o apoio de um advogado.