2594-pagamentomercado620

Consumidores alemães são dos que mais pagam em dinheiro

Os consumidores alemães ainda são dos que mais fazem pagamentos em dinheiro. De acordo com o site Quartz, em média, as carteiras dos alemães transportam quase o dobro do dinheiro (123 dólares) que transportam as dos consumidores da Austrália, dos EUA, da França e da Holanda.

Segundo um estudo do Federal Reserve Bank of Boston que analisou os métodos de pagamento em sete países, cerca de 80% das transações feitas na Alemanha são feitas em ‘cash’, enquanto nos Estados Unidos da América essa percentagem é de 50%.

Alguns dados do estudo indiciam que a preferência dos alemães pelos pagamentos em dinheiro está relacionada com o facto de considerarem que esta forma de pagamento torna mais fácil a gestão dos gastos.

“Olhar para a carteira permite-nos ver mais ou menos o que já gastamos e o que ainda temos. Acreditamos que é por isso que muitos consumidores optam por pagar em dinheiro”, refere um dos analistas responsáveis pelo estudo.

Outros dados do relatório sugerem ainda que os alemães preferem manter a privacidade nas transações que efetuam, optando por não utilizar outros sistemas de pagamento, como cartões de crédito ou débito, e que nos países onde já ocorreram grandes crises económicas as pessoas tendem a poupar dinheiro em ‘cash’, com a crença de que está mais seguro dessa forma.