Dicas para ser um empreendedor mais confiante

Dicas para ser um empreendedor mais confiante

Gerir um negócio não é fácil, mas existe um fator fundamental para atingir o sucesso e que vale mais do que a disciplina e o capital disponível para investir: a confiança. Quem o diz é Kim Lachance Shandrow, especialista em motivação, citada pelo Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Mas como ser mais confiante? A especialista explica.

1. A Confiança aprende-se

De acordo com a especialista, todos têm potencial para se tornarem pessoas mais confiantes. O primeiro passo? Parar de dar tanta atenção a pensamentos negativos. Assim que aparecerem, faça um esforço consciente para o colocar de lado. Esse exercício obriga-o a ser mais otimista. A confiança virá por acréscimo.

2. Use listas para se motivar

Criar listas das suas tarefas e obrigações serve para que sempre que risque uma tarefa se sinta confiante acerca do resultado final do seu dia, defende Shandrow.

3. Deixe de lado a timidez

Na maioria das vezes, a falta de confiança está ligada à timidez. De acordo com a especialista, “para ser um pouco mais extrovertido, puxe assunto com pessoas que não o vão prejudicar muito caso diga algum disparate. Converse sobre temas triviais, como o tempo e futebol”.

4. Tenha atenção à linguagem corporal

Evite más posturas: afaste os braços do tronco e esforce-se para olhar os outros nos olhos e para sorrir.

5. Viaje sozinho

Ser mais confiante implica também ter menos medo. Explores lugares que não conhece sozinho e obrigue-se a interagir com outras pessoas.