2522-paulonunesalmeidafundacaoaep

Empresas e universidades juntam-se para debater Portugal no mundo

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O auditório da Fundação de Serralves, no porto, vai acolher amanhã (23 de outubro) as V Jornadas Empresariais da Fundação AEP/Serralves. Nesta edição, haverá um debate alargado sobre o papel e o posicionamento de “Portugal no mundo”.

O objetivo é colocar empresários, gestores e académicos a refletir em conjunto sobre cinco questões determinantes para a afirmação de Portugal na era da globalização: as ligações ao exterior, o investimento estrangeiro no país, a atividade e o investimento português além-fronteiras, o papel e a organização do nosso comércio externo e, por último, o contributo das universidades para a projeção de Portugal no mundo global.

Jaime Nogueira Pinto e Artur Santos Silva são dois dos oradores do encontro, que num dos seus cinco painéis juntará quatro gestores de empresas estrangeiras a operar no nosso país, entre os quais Lingjiang Xu, senior director da Fosun Europe Insurance. A seu lado, estarão Jónio Reis, da alemã Bosch, Mira Amaral, do Banco BIC, controlado por acionistas angolanos, e João Taborda, diretor da brasileira Embraer para a Europa, África e Médio Oriente.

“O sucesso da internacionalização de uma pequena economia aberta como a nossa passa, cada vez mais, pela cooperação entre os centros de conhecimento e as empresas. Se exportar é vital para a recuperação económica de Portugal, a captação de investimento estrangeiro e a criação de emprego não o é menos. Para isso, o país tem de fazer opções estratégicas e de estar dotado de estruturas e de um quadro regulamentar capazes de otimizar os esforços que as empresas e o sistema científico nacional estão a fazer para competir no mercado global gerando ganhos económicos e sociais para o país”, explica Paulo Nunes de Almeida, presidente da Fundação AEP.

Haverá ainda lugar para uma sessão de debate, moderada por Vergílio Folhadela Moreira, administrador da Fundação AEP, sobre “A atividade e o investimento português no mundo”. Sérgio Marques, da Parfois; Marta Maia, do grupo Jerónimo Martins; Alberto Couto Alves, presidente do grupo de construção ACA; e Bernardo Brito e Faro, da Sogrape Vinhos, partilharão informação sobre a atividade internacional das respetivas empresas e dos caminhos que deve fazer, à luz da sua própria experiência, o investimento português no exterior.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.