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Especialista americano ensina 10 maneiras de fidelizar o cliente

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O especialista norte-americano em experiência do consumidor, Shep Hyken, revelou recentemente na 54ª Convenção Anual da International Franchise Association dez estratégias para uma marca se diferenciar da concorrência e fidelizar o consumidor. De acordo com a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, para criar uma experiência positiva para o cliente, o especialista revela que “é preciso ser mais do que satisfatório.”

Segundo o especialista, para garantir a satisfação do cliente e a sua fidelização, é preciso:

1-Saber qual o valor do consumidor: Para o especialista, uma das melhores estratégias é fazer com que o consumidor se sinta importante. “As melhores empresas são as que deixam claro que os empregados não precisam de aprovação para fazer algo pelos seus clientes”;

2- Analisar os bons e os maus momentos: As empresas devem estudar porque é que algo não correu bem e evitar voltar a cometer esse erro;

 3-Oferecer algo para estimular as vendas: Deve-se dar ao consumidor a possibilidade de comprar algo de que ele não se lembrava que precisava. “Numa loja de construção, o cliente não deve abandonar a loja com uma lata de tinta sem que o funcionário lhe pergunte se precisa de pincéis”, refere o especialista;

4-Fazer mentoring: Deve-se ajudar os vendedores e estimulá-los a ajudar outros funcionários;

5-Conhecer o que atrai os clientes: As marcas devem procurar saber porque é que os clientes vão às suas lojas e não à concorrência;

6-Resolver rapidamente os problemas: Se os clientes tiverem uma má experiência, os problemas devem ser resolvidos rapidamente para que a confiança seja reestabelecida;

7-Reunir ideias dos colaboradores: Para além dos clientes, os empregados e parceiros também podem ser uma boa fonte de ideias. Criar oportunidades para que essas pessoas também colaborem é uma forma de melhorar o ambiente de trabalho;

8- Não fazer os clientes esperar: Os consumidores não gostam de esperar e se agendaram um serviço querem ser atendidas na hora. Se por alguma razão tiver que deixar os clientes à espera, avise;

9-Surpreender: Ofereça algo que o consumidor não esteja à espera;

10-Estar presente nas redes sociais: Se o cliente fizer uma reclamação online, deve ser rápido a dar resposta, assim como deve ser rápido a responder a elogios e a prestar informações ao cliente.

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