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Europa: Disposição para comprar evolui positivamente no primeiro trimestre do ano

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A sondagem da GfK ‘Clima de Consumo na Europa’, realizada em 15 países europeus, revela que a disposição dos consumidores para comprar em relação ao desenvolvimento económico nos países individuais da Europa evoluiu de forma positiva no primeiro trimestre de 2015. 

“Os consumidores da Europa Ocidental e Meridional mostraram-se otimistas, expressando confiança de que irão beneficiar da recuperação económica geral. Apesar dos dados económicos predominantemente positivos, os consumidores na Europa Oriental mostraram-se visivelmente mais céticos. O impacto do conflito na Ucrânia e os efeitos das sanções económicas contra a Rússia estão a desempenhar um papel significativo para os consumidores nesta região”, indica o estudo.

As projeções para 2015, no entanto, são boas, com os especialistas económicos a rever para cima as suas previsões em muitos países. Atualmente, prevê-se 1,8% na Alemanha, 2,8% em Espanha, 1,3% para o total da Zona Euro e 1,7% para a União Europeia (UE).

A situação no mercado do trabalho também registou uma melhoria com a taxa de desemprego a baixar lentamente na maioria dos países europeus. No entanto, a situação continua a ser extremamente difícil em Espanha, Portugal, França, Itália e na Grécia.

“Por detrás do bom desempenho económico existem várias razões, entre as quais se destacam as reformas que foram, e que ainda estão a ser, implementadas nos países em crise, bem como em muitos outros países; o preço do petróleo que se encontra no seu nível mais baixo desde há muitos anos, tornando o fabrico e o transporte de mercadorias mais baratos para muitas empresas. De destacar ainda, que os consumidores necessitam de menos dinheiro para o gás e o aquecimento. E a desvalorização do euro que facilita as exportações dos países da zona da moeda única, dado que as suas exportações são mais baratas que as dos países fora da zona euro”, revela a sondagem da GfK.

Consumidores portugueses estão confiantes na recuperação económica

O estudo revela também que a opinião dos consumidores nacionais sobre o desenvolvimento económico do país estabilizou nos primeiros três meses do ano. “As expetativas económicas registaram 15,8 pontos em março, o que significa que este indicador se encontra logo abaixo da sua alta de longo prazo de 15,9 pontos registada em novembro de 2014. Há um ano, o valor do indicador registava apenas -2 pontos”, explica a GfK.

Os consumidores estão a prever vencimentos e salários estáveis nos próximos meses. Isto reflete-se no desenvolvimento das expetativas de rendimento, que registaram um ligeiro aumento de 2,1 pontos para 4,7 pontos.

E embora ainda não possuam dinheiro suficiente para compras caras, para além dos bens essenciais necessários à vida quotidiana, os consumidores portugueses estão mais dispostos a comprar, ainda que pouco.

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