Fundada a Associação Nacional de Franchising

Acaba de ser apresentada ao mercado uma nova associação de franchising. A ANFranchising – Associação Nacional de Franchising, pretende juntar franchisadores, consultores e outras entidades com interesse nesta área.

Os fundadores da Associação justificam a sua criação devido “à importância crescente do franchising no tecido económico português e a quase inexistência de ações institucionais de defesa dessa fórmula empresarial”. O objetivo é representar e defender todos os associados “com um plano de trabalho consensual, sem se acomodar ou restringir aos interesses particulares de qualquer rede ou marca”.

Segundo José António Ribeiro, presidente eleito da nova associação, esta está determinada a “contribuir para a promoção do franchising, com vista à criação de maiores e melhores redes em território nacional, facilitando ainda a sua capacidade para se expandirem internacionalmente”.

Entre os objetivos destacam-se ainda a promoção e divulgação do franchising como modelo de negócio, celebrar protocolos de colaboração com universidades e outras entidades de ensino para a realização de cursos de especialização e ações de formação em franchising.