2368-lab

Líderes de negócios devem pensar como cientistas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O mindset de um cientista pode beneficiar o processo de tomada de decisão dos líderes de empresas. Quem o diz é Alice Gast, Presidente do Imperial College of London, num artigo de opinião publicado no site do Fórum Económico Mundial.

De acordo com Gast, as tecnologias e a complexidade da informação têm vindo a desafiar as abordagens tradicionais à resolução de problemas, por isso, o pensamento científico e os skills utilizados em laboratório podem ser benefícios na gestão de um negócio.

Alice Gast defende que os profissionais à frente da liderança de uma organização devem desenvolver uma “curiosidade cética”. “Há medida que inovam, os cientistas procuram encontrar um balanço entre a curiosidade, a intuição e o ceticismo. O seu trabalho é movido pela curiosidade e guiado pela intuição e pelo conhecimento, mas a técnica e a opinião dos pares é uma forma de evitar o otimismo cego.” Nesse sentido, procure rodear-se de especialistas. Todas as pessoas têm a capacidade de formular uma opinião, mas nem todos têm a mais correta.

A especialista diz ainda que os líderes das organizações devem manter-se confiantes ainda que enfrentem incerteza e o desconhecido. “O negócio dos cientistas é o desconhecido. O desconhecido é uma oportunidade que devem perseguir e não evitar. Desconstrua os problemas em pequenas hipóteses e teste e construa uma equipa que saiba lidar com as incertezas”, explica.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão subscreva a nossa newsletter aqui

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.