4156-loja-do-condominiofranchising

Lisboa é capital do empreendedorismo jovem em janeiro

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

/images/textoimagens/fullsize/3870.jpg A cidade foi escolhida por unanimidade, entre doze cidades, para acolher o Sandbox Global Summit 2012. De 20 a 22 de janeiro, 200 membros da comunidade Sandbox e 50 líderes de excelência de todo o mundo vão trabalhar em conjunto para partilhar e resolver os desafios.

 

O evento decorre no MUDE – Museu do Design e da Moda e vai "tornar a cidade num caldeirão de ideias, com toda a energia que os membros comunidade da geração Y podem trazer", diz-nos André Marquet, cofundador da Beta-i, Associação para a Promoção da Inovação e Empreendedorismo que liderou a candidatura nacional, apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa.

"As possibilidades são enormes, com assuntos da atualidade a serem analisados, e pensados, com vista a se criarem soluções e passar à prática – a ideia é também permitir que alguns sandboxers se encontrem pela primeira vez, criando desta forma novos laços de amizade, novas aventuras, novos projetos culturais ou até mesmo novas iniciativas de negócio", adianta.

A Sandbox, mentora deste projeto, é a maior comunidade internacional de jovens líderes com menos de 30 anos. Tem cerca de 600 membros, de 48 países e todos eles têm histórias de sucesso. A missão desta organização é "acelerar" os seus membros, fornecendo-lhes as ferramentas de que necessitam para que as suas iniciativas tenham um impacto à escala global. Ferramentas que, segundo a Sandbox, "consistem principalmente na ligação dos seus pares a líderes, empregadores, investidores e aos meios de comunicação social".

 

Transformar Portugal num viveiro de inovação

Christian Busch, cofundador da comunidade, explica à NEGÓCIOS & FRANCHISING que "irá haver uma sessão inteiramente dedicada a discutir ideias sobre Lisboa/Portugal. Vamos pedir a responsáveis nacionais para nos dizerem quais os desafios-chave que enfrentam e depois usar o ‘poder cerebral' combinado dos nossos excitantes membros para trazer novas ideias e outros meios para lidar com esses desafios". Concentrando assim a inteligência coletiva dos sandboxers para produzir ideias e sugestões concretas sobre como transformar Portugal num viveiro de inovação.

O cofundador da Sandbox Network garante que as últimas cimeiras, como a mais recente no México, resultaram em várias ideias concretas para as cidades anfitriãs. "Exemplo de um projeto tangível no terreno é Kundavi (México), onde vários sandboxers irão criar uma ‘cidade inovação' no México, que tem como objetivo estimular o país e torna-lo num foco de inovação, não de pobreza", afirma. (mais informação sobre este projeto em www.facebook.com/kundavi)

Por seu lado, André Marquet adianta que "o evento está pensado para potenciar a criação de uma rede de jovens de elevado impacto, como são os Sandboxers. No entanto, a organização tem recebido uma série de candidaturas de jovens fora da rede, que esta a analisar em função dos critérios de admissão".

O cofundador da Beta-i salienta que "este evento irá dar um grande empurrão, incentivando os jovens portugueses a iniciar uma carreira empresarial, mas também posicionar ainda mais Lisboa como a cidade start up do Atlântico".

Como as relações mais valiosas são construídas fora das salas de conferências e workshops, a Sandbox Global Summit está projetada como uma experiência de 72 horas em torno de um espaço central – o lobby – onde se irão movimentar todos os sandboxers.

Os participantes incluem Hans Raffauf, cofundador da Changers, o primeiro mercado social de energia; Sebastian Lindstrom, que viajou por 20 países africanos para produzir um documentário sobre jovens líderes com a sua fundação "What Took You So Long" e Marita Cheng, fundadora da Robogals Global, que está a usar a arte da construção de robôs para atrair mais raparigas para a engenharia.

E entre os convidados estarão vários líderes de mudança como Logan McClure, chefe do TED Fellows program, David Bizer, chefe de talentos em HackFwd, uma das principais aceleradoras de start-ups da Europa ou Kish Susan, executivo sénior da Bloomberg.

Com mais de 300 eventos, os encontros regionais Sandbox têm produzido resultados que, normalmente, têm um efeito imediato local e globalmente. Com base nisso, a cimeira irá reger-se pelas regras pelas quais os sandboxers vivem e agem, as regras que mudam o jogo: o Playbook Sandbox, que é pensado para inspirar os inovadores em todo o mundo sobre como maximizar o seu impacto positivo. EMÍLIA FREIRE

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.