2571-centrocomercialcheio620

Número de centros comerciais aumenta no mercado ibérico

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Segundo um estudo da Informa D&B, o número de centros comerciais no mercado ibérico aumentou ligeiramente em 2013. Em finais de 2013 existiam 718 centros comerciais: 550 em Espanha e 168 em Portugal. No final do exercício de 2014 prevê-se que no conjunto do mercado ibérico estejam operacionais cerca de 724.

De acordo com o relatório “Centros Comerciais (Mercado Ibérico)”, Andaluzia e Madrid são as comunidades com maior número de centros comerciais em Espanha, reunindo uma fatia de 37% do stock total de Área Bruta Locável. Em Portugal, os distritos de Lisboa e Porto reúnem cerca de metade do stock total de Área Bruta Locável.

O ligeiro aumento que se verificou no setor deve-se, sobretudo, “à debilidade do consumo das famílias e a quebra de ocupação”, o que levou a “um aumento da concorrência no sector dos centros comerciais e uma significativa descida dos preços de arrendamento de espaços.”

Em Portugal, Lisboa e Porto são os distritos onde existe maior concentração de oferta, com 35 e 26 centros comerciais, respetivamente, reunindo uma fatia de aproximadamente 50% do stock total de Área Bruta Locável.

No final de 2014, prevê-se que no conjunto do mercado ibérico estejam operacionais 724 centros, mais seis do que em finais de 2013, sendo expectável uma aceleração moderada do ritmo de crescimento em 2015. Quanto à Área Bruta Locável, deverá aumentar muito moderadamente em 2014. O crescimento será maior em 2015, ano em se poderá registar uma variação no conjunto do mercado ibérico de aproximadamente 4%.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.