2371-running620

O que os empreendedores podem aprender com a corrida

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A corrida, ou ‘Running’, é um desporto cada vez mais em voga, e de acordo com quem o pratica é uma boa forma de “manter a mente e o corpo em forma”. Moritz Plassing, CEO da Codeship, refere na Entrepreneur que a mentalidade de um corredor pode aplicar-se, também, nos negócios.

“A preparação para uma maratona não é para todos, mas existem cinco lições que os empreendedores podem aprender com a disciplina de um ‘runner’”, refere Plassing. O empresário começa por explicar que construir uma empresa não é um sprint, mas sim uma maratona. “Um empreendedor bem-sucedido precisa de apresentar resultados constantemente e não pode abrandar o passo. Os atletas profissionais sabem que, se por alguma razão, não conseguirem manter o ritmo na primeira parte da corrida, será duas vezes mais difícil atingir o seu objetivo”, refere. Por isso, os empreendedores devem lembrar-se de “correr sempre e nunca andar”, atingindo objetivos todos os dias.

Em segundo lugar, os empreendedores devem “treinar com outras pessoas”. Apesar de ser um desporto individual, a corrida deve ser feita com companhia. “Pode ser difícil manter-nos motivados se não tivermos ninguém ao nosso lado a correr. Isto também se aplica aos negócios. Colaborar com um grupo de pessoas que pensam da mesma forma leva-nos a atingir outro nível”, acredita o CEO da Codeship.

Moritz Plassing defende ainda que os empreendedores, assim como os ‘runners’, devem seguir o seu próprio plano. “Planeamos correr uma maratona, treinamos e definimos o nosso objetivo, mas depois a corrida começa e esquecemo-nos de tudo e começamos demasiado rápido. Depois do primeiro quilómetro apercebemo-nos do que estamos a fazer, forçamo-nos a abrandar e voltamos ao nosso plano. Nos negócios também é importante estabelecer um plano e segui-lo. Não devemos focar-nos no que os nossos concorrentes estão a fazer e, sobretudo, não devemos deixar que isso dite a nossa estratégia.”

O especialista acredita ainda que na corrida, como nos negócios, é preciso “abraçar a dor”. Podemos adorar correr, mas isso não significa que vamos gostar de o fazer todos os dias. “Foque-se naquelas pequenas coisas que ainda fazem com que ter um negócio seja divertido. Não se atinge nada importante sem passar pelas coisas más. Abrace o stress e mantenha-se positivo.”

Por último, é importante “ganhar sempre”. Para Moritz Plassing, “todos os dias são uma corrida no mundo dos negócios. Pare de arranjar desculpas para o facto de não conseguir atingir os seus objetivos. O maior erro que se pode fazer numa corrida é começar a pensar nas razões por que devia ir mais devagar ou porque devia desistir. Construir uma empresa com sucesso é extremamente difícil. Muitos empreendedores falham, mas o importante é manter-nos focados na linha da meta.”

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.