2315-diretor620

Os piores erros dos gestores de empresas

Ser chefe de equipa ou de uma empresa é um grande desafio. De acordo com a Exame Brasil, esse desafio torna-se ainda mais difícil quando o chefe é também o dono da empresa. Para a revista, há alguns comportamentos que indicam que um líder pode não estar apto para o cargo que ocupa e que o podem levar a falhar.

Segundo a Exame, um chefe que diz “faça assim porque eu quero” demonstra que tem problemas em comunicar. Ser claro nos motivos para a realização de uma tarefa dão confiança ao funcionário e a adoção de uma postura autoritária deve ser evitada. “Comunicar os motivos traz transparência para o ambiente de trabalho”, explica a publicação.

A revista brasileira refere ainda que um dos erros a evitar é a centralização de todas as tarefas importantes no ‘chefe’. “Esse tipo de postura atrapalha e faz com que se perca tempo. Muitos empreendedores, sobretudo, são excessivamente centralizadores. Funções burocráticas e braçais têm que ser delegadas.”

Para a Exame Brasil, o pior erro é mesmo assumir uma postura de “eu sou o dono e não preciso de seguir regras.” “A cultura de uma empresa nasce do exemplo, da figura do líder, por isso, os chefes não devem criar regras paras as equipas que eles não sigam também”, conclui a revista.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão subscreva a nossa newsletter aqui