2408-2euros

PIB da Zona Euro deverá crescer 1,2% em 2015

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O PIB da Zona Euro deverá crescer cerca de 1,2% em 2015, subindo para 1,6% por ano entre 2016 e 2018. De acordo com as previsões divulgadas na edição de Inverno do EY Eurozone Forecast, “o efeito conjugado do enfraquecimento do euro, dos preços mais baixos do petróleo e do aumento da confiança no sector bancário” irão apoiar a recuperação económica da Zona Euro.

O aumento da procura externa irá resultar num crescimento das exportações de 3,4% em 2014 para 3,7% em 2015 e, em seguida, de cerca de 4% por ano no período 2016-18. Esta evolução resulta da recuperação dos Estados Unidos da América e do Reino Unido que, associada a um Euro mais fraco, estão a apoiar as economias menos competitivas na área do Euro.

De acordo com o estudo da EY, apesar da perspetiva de crescimento mais forte em 2015, “o legado da crise significa que a recuperação será mais lenta do que em períodos anteriores. As famílias, empresas e governos em quase todos os países terão de continuar a conter o crescimento da despesa, a fim de reduzir os níveis de dívida.”

Tom Rogers, assessor económico da EY Eurozone Forecast, explica que “uma maior certeza no sector bancário, um Euro mais fraco e a queda dos custos de energia são todos fatores favoráveis para uma melhor perspetiva económica na Zona Euro em 2015. Mas vai levar algum tempo até que o crescimento dos salários regresse a ritmos “normais”, face ao elevado stock de dívida que leva muitos Governos a contenção de gastos, resultando em taxas de crescimento reduzidas para os próximos anos “.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão subscreva a nossa newsletter aqui

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.