UE apoia investigação com pacote de 8,1 mil milhões de euros para emprego e crescimento

A Comissão Europeia (CE) anunciou um pacote de 8,1 mil milhões de euros de apoio à investigação e à inovação que criará cerca de 210 mil empregos na UE a curto prazo.

Em comunicado, a CE refere que o financiamento está aberto a organizações e empresas de todos os Estados-Membros e países terceiros. São 8,1 mil milhões de euros que irão criar a curto prazo 210 mil empregos, apoiar projetos para dinamizar o investimento público e privado em 6 mil milhões de euros e, num horizonte de 15 anos, gerar um crescimento económico adicional de 75 mil milhões de euros.

“Se a Europa quer continuar a ser competitiva no século XXI, temos de apoiar a investigação e a inovação a fim de gerar crescimento e emprego no futuro. A concorrência para a obtenção de financiamento da UE garante que o dinheiro dos contribuintes é aplicado nos projetos mais capazes de dar resposta aos desafios que a todos dizem respeito”, declarou a comissária europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn.

Os projetos a apoiar, no âmbito do 7º Programa-Quadro (2007-2013), destinam-se a dinamizar a competitividade da Europa e responder a desafios em áreas como a saúde humana e a proteção do ambiente, bem como a encontrar novas soluções para os problemas cada vez mais prementes associados à urbanização e à gestão dos resíduos.