Volume de negócios da Sonae cresce para 4 751 milhões em 2014

Volume de negócios da Sonae cresce para 4 751 milhões em 2014

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O volume de negócios das unidades de retalho da Sonae – Sonae MC e Sonae SR – cresceu 2,7% para 4751 milhões de euros em 2014. De acordo com a multinacional, fora da Península Ibérica, as vendas obtiveram um crescimento de 54% face ao período homólogo.

A Sonae MC registou um aumento de 1,3% do volume de negócios, para 3 461 milhões de euros. Segundo a empresa, o Continente aumentou durante 2014 a sua quota de mercado em 1,1 pontos percentuais, “alargando a sua posição de liderança”. O Cartão Continente representou mais de 90% das vendas e a plataforma de comércio eletrónico da Sonae MC alcançou um crescimento de 10% das vendas online.

A Sonae MC terminou o ano com 640 lojas próprias e em franchising, concretizando a abertura líquida de 92 unidades em 2014, com a rede Meu Super praticamente duplicado a sua dimensão e atingido as 140 lojas.

Retalho especializado continua a crescer

No retalho especializado, o volume de negócios foi de 1 290 milhões de euros, um incremento de 6,6% face ao período homólogo, melhoria que, segundo a Sonae, “foi conseguida graças às medidas implementadas nos últimos anos, nomeadamente no desenvolvimento e expansão de novos conceitos nos vários negócios, redimensionamento da rede de lojas, implementação da estratégia omnicanal, já em curso na Worten, e reforço do negócio internacional através de uma abordagem capital light.”

Em Portugal, o volume de negócios da Sonae SR aumentou para 930 milhões de euros, 6,1% acima de 2013, impulsionado pelo desempenho de todos os formatos. Internacionalmente, o volume de negócios da Sonae SR aumentou 7,8% face ao período homólogo, atingindo 359 milhões de euros.

Ao nível das insígnias, a Worten “reforçou a sua posição no mercado ibérico de eletrónica de consumo, crescendo a sua quota de mercado em 1pp e aumentou as suas vendas online na Península Ibérica em mais de 60%.”

Já a Sport Zone, “apresentou uma evolução das vendas positiva no universo comparável de lojas, tanto em Portugal como em Espanha, e reforçou o seu desenvolvimento internacional capital light com a abertura da primeira loja em franchising em Ceuta.”

A MO registou um crescimento LfL de dois dígitos e a Zippy iniciou uma parceria com o cartão de fidelização Continente no final do terceiro trimestre e lançou a sua loja online no último trimestre do ano, oferecendo complementaridade e convergência entre as lojas físicas e a nova loja online.

Durante o ano de 2014, a Sonae SR abriu 16 unidades, em termos líquidos, e terminou o ano com 595 lojas em mais de duas dezenas de países. A área de retalho especializado da Sonae reforçou a sua expansão internacional e entrou em cinco novos países através de acordos de franchising: Bulgária e Moçambique com o formato MO; Chile, Geórgia e Arménia com o formato Zippy.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.