Como fazer a pré-seleção das oportunidades de franchising

Como fazer a pré-seleção das oportunidades de franchising

Faça uma pré-seleção das oportunidades de franchising

Em Portugal, encontrará mais de 500 oportunidades de franchising distribuídas por vários setores económicos e com investimentos diversos. Recorde-se que a análise de uma oportunidade consome tempo. Por isso, para conseguir aprofundar a informação e tomar uma decisão consciente é essencial que se limite a um número restrito de conceitos.

É fácil concluir, que terá de limitar o leque de opções. Faça-o respondendo honestamente a algumas condicionantes pessoais e financeiras.

Qual a sua disponibilidade pessoal? Pretende dedicar-se ou não a tempo inteiro ao negócio? A sua família apoia a sua decisão e está preparada para o arranque do seu negócio, quer do ponto de vista da disponibilidade de tempo, quer do ponto de vista financeiro? – São algumas das questões que deve colocar nesta fase de pré-seleção.

Comece por escolher os setores que realmente lhes interessam. O segundo ponto a ter em atenção é que muitos dos negócios exigem a abertura de uma loja. Os investimentos podem ser bastante elevados, sobretudo se o tipo de negócio implicar uma boa localização. Ao analisar os valores de investimento avançados em publicações especializadas como diretórios ou revistas não incluem o custo do espaço.

Selecione as marcas para as quais tem capacidade de investimento de modo a evitar o excessivo endividamento. É aconselhável que tenha pelo menos 30% a 50% de capitais próprios para o investimento inicial, bem como algum fundo de maneio para utilizar nos primeiros tempos de atividade.

DICA: Independentemente de gostar de comércio ou do setor dos serviços, tenha presente que alguns negócios exigem:

  • Dedicação exclusiva
  • Trabalho duro
  • Gestão de equipas e relações com o público

 

(Visited 575 times, 1 visits today)