As Sessões serão conduzidas pelo Diretor do Escritório da AICEP em Tóquio, José Joaquim Fernandes, que apresentará o quadro de oportunidades que este mercado oferece às empresas portuguesas.
O Japão é o trend-setter do Extremo Oriente e as suas modas e tendências são seguidas em toda a Ásia, como Xangai, Pequim, Hong-Kong e Seul. De acordo com a AICEP, “é um mercado de referência pelo seu grau de desenvolvimento, a excelência da sua produção, a sofisticação e exigência dos seus 127 milhões de consumidores, detentores de um dos mais elevados poderes de compra do mundo e tradicionalmente recetivos a produtos estrangeiros, incluindo os de marcas internacionalmente reconhecidas.”
Embora já existam mais de 650 empresas portuguesas exportadoras para o Japão, “o potencial de negócios por explorar existe”, garante a AICEP. Os produtos e serviços portugueses com maior valor acrescentado, elevado teor tecnológico e bom serviço pós-venda, conseguem vantagens comparativas relevantes, estando as melhores oportunidades para as nossas exportações centradas nos setores do calçado de couro, vestuário feminino/masculino, tecidos para vestuário, têxteis-lar, cerâmica utilitária / table ware, vinho de mesa, vinho verde, conservas de peixe, derivados de tomate, peixe congelado, azeite a granel, energia solar e pavimentos cerâmicos.