De acordo com a Câmara Municipal do Cadaval, o protocolo agora firmado faz parte da estratégia do município para estabelecer parcerias que visem a criação de uma “rede de negócios no concelho, nomeadamente desenvolvendo programas de incubação de empresas e empreendedorismo”.
“O município tem também por base, nesta parceria, a sua incumbência de desenvolvimento de atividades que promovam e incentivem a captação de investimento e a consequente criação de emprego. Já a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) justifica este acordo com o facto de possuir um Departamento de Empreendedorismo e Economia Social que promove, apoia e divulga a criação e o desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo e economia social”, explica o município.
Foi precisamente através desse departamento que, em 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, criou o Banco de Inovação Social, um órgão que tem como missão estabelecer parcerias com diversas entidades públicas e privadas para promover o empreendedorismo e inovação sociais e, consequentemente, a economia social.
Agora, com este acordo, o Município do Cadaval irá colaborar nas atividades que a SCML venha a desenvolver no âmbito da incubação de empresas, em particular prestando apoio na formação às empresas/empreendedores que se venham a instalar nos espaços para incubação.
Para além disso, irá ceder espaços físicos adequados ao desenvolvimento das áreas de colaboração acordadas, no âmbito do Banco de Inovação Social.