Clima de consumo na Europa caiu para -7,2 pontos
O clima de consumo na Europa voltou a cair durante o mês de abril, revelam os dados da GfK Portugal. De -1,4 em março, agora o clima está nos -7,2 pontos. A disposição para adquirir algum produto/serviço também decresceu neste mês, apesar das expectativas económicas e salariais terem subido, mantendo-se, contudo, em climas negativos.
No geral, o indicador expectativas económicas subiu três pontos em relação a março, mas manteve-se negativo em todos os países. Em Portugal a subida foi maior (de oito pontos), mas a pontuação continua muito negativa (-44 pontos). O país mais bem posicionado é a Alemanha com -7 pontos.
No caso das expectativas salariais, o indicador subiu três pontos, mas mantém-se negativo. Apenas a Hungria mantém o indicador positivo. Portugal subiu cinco pontos face a março, mantendo uma perspetiva muito negativa (-29 pontos).
A propensão para comprar caiu oito pontos, com a Hungria, Bulgária e Sérvia a conseguirem manter indicadores positivos (+23, +15 e +11 pontos respetivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar caiu três pontos.