No âmbito da sua política de Responsabilidade Corporativa e de uma parceria com a Júnior Achievement Portugal, o Centro Comercial Colombo recebe hoje (17 de abril) a VIII edição da Feira (I)limitada, iniciativa que dá a conhecer projetos criados por jovens empreendedores do ensino secundário que se destacam pela sua inovação.
No total serão apresentadas 52 mini empresas, entre as quais serão destacados projetos que primam pelo seu caráter inovador como, por exemplo, a New Innovative Company, do Externato Marista de Lisboa, que desenvolveu Baterias portáteis, carregadas através dos movimentos de desaceleração e de travagem executados pelo automóvel que podem ser removidas para posterior uso doméstico e, também, a Pills O’ Clock, da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, que desenvolveu um relógio de pulso com uma caixa incorporada e compartimentada em várias divisões, cuja finalidade é guardar comprimidos diários e alertar o utilizador através de um sistema de alarme.
O encontro conta com a participação de cerca de 260 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos, provenientes de 14 concelhos (Alenquer, Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Montijo, Oeiras, Palmela, Seixal, Setúbal, Sintra, Ribeira Grande, Rio Maior e Vila Franca de Xira), de 4 distritos (Lisboa, Ponta Delgada, Setúbal e Santarém) e de 39 escolas empreendedoras.
A Júnior Achievement Portugal é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve o empreendedorismo, gosto pelo risco, criatividade e inovação da próxima geração. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do seu programa ‘A Empresa’ em que, com o apoio de voluntários e dos professores, os alunos reúnem capital através da venda de títulos de participação, criam um produto ou um serviço, colocam-no no mercado e, por último, liquidam a operação e pagam os dividendos aos titulares.
Para Erica Nascimento, CEO da Júnior Achievement Portugal, “as Feiras (I)limitadas do programa ‘A Empresa’ são a primeira grande oportunidade para os nossos alunos mostrarem as suas ideias de negócio ao público geral, depois de dois períodos escolares intensos a aprenderem a gerir as suas mini-empresas, com o apoio dos seus professores e voluntários das empresas associadas das Júnior Achievement Portugal. Têm agora mais competências e noção do potencial empreendedor que há neles. Este ano letivo, cerca de 700 alunos, 18 distritos do país vão participar nas 6 edições das Feiras (I)limitadas. Acreditamos que estas iniciativas estão a criar novas pontes entre o mundo empresarial e o académico e a criar uma nova geração de talentosos jovens empreendedores!”