Estudar e pesquisar a fundo: para a consultora brasileira na área do franchising, Ana Vecchi, são estes os segredos para evitar cair no erro de investir na franquia errada.
Em declarações à revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Ana Vecchi refere que as franquias têm maiores probabilidades de serem bem-sucedidas quanto maior for o reconhecimento e domínio da operação. Assim, a melhor forma de avaliar esse sucesso é a falar com franchisados que já têm uma unidade.
“Não existe a possibilidade de o franchisador não permitir que você converse com os franchisados em operação. Não é sigiloso. E é fundamental para saber se se deve entrar nessa rede, quantos franchisados falam bem, se estão contentes e se aquilo que foi ‘vendido’ foi efetivamente entregue”, refere a consultora.
Ana Vecchi alerta ainda que “a promessa de investir pouco e ganhar muito dinheiro, ou de investir muito e ter um retorno muito rápido, porque é a grande tendência de mercado, não existe! Investir numa franquia é, talvez, trabalhar como nunca se trabalhou na vida”.