Confiança dos consumidores portugueses recupera níveis de 2002
A confiança dos consumidores portugueses recuperou em fevereiro registando o valor mais elevado desde maio 2002 e, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) “prolonga a acentuada tendência ascendente observada desde o início de 2013”.
De acordo com o INE, o indicador de clima económico estabilizou em fevereiro, após ter aumentado ligeiramente em janeiro. No mês de referência, o indicador de confiança aumentou na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e no Comércio e diminuiu nos Serviços.
A recuperação do indicador de confiança dos Consumidores em fevereiro refletiu o contributo positivo das expectativas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar, da poupança e da situação económica do país, uma vez que as perspetivas sobre a evolução do desemprego contribuíram negativamente.
Preços em queda
De acordo com o INE, a evolução dos preços diminuiu ligeiramente em fevereiro, retomando a acentuada tendência decrescente iniciada em maio de 2012. As expectativas relativas à evolução dos preços diminuiu nos últimos dois meses, de forma mais expressiva em fevereiro, após ter aumentado em novembro e dezembro.
O saldo das apreciações sobre a evolução da poupança aumentou em fevereiro, reforçando o movimento positivo observado desde o início de 2013. No mesmo sentido, o saldo das expectativas de evolução da poupança prolongou a trajetória ascendente registada desde junho de 2013.