Conheça os dados dos Censos do Franchising 2018/2019 da APF
Pela primeira vez na sua história, os Censos do Franchising foram realizados pela APF – Associação Portuguesa de Franchising. Para terminar um ano de unificação do setor e de lançamento de várias iniciativas de empreendedorismo e franchising, a APF apresenta os Censos do Franchising relativos ao ano de 2018, fruto de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses.
Desta forma, a APF dá continuidade ao projeto iniciado pelo Instituto de Informação em Franchising (IIF), estabelecendo uma metodologia própria, através da qual foi feito um levantamento exaustivo das marcas ativas em Portugal, concluindo as 528. Posteriormente, foram apuradas quais as que são reconhecidas internacionalmente como modelos de franchising, ainda que em Portugal possam atuar como outros modelos de negócio.
É importante considerar que, dentro do modelo de franchising, podem existir vários formatos. O mais comum acontece quando o franqueador desenvolve a sua marca e faz a expansão através dos masters franqueados, franqueados ou area developers. Há ainda um modelo de negócio semelhante – o agenciamento. Devido às similaridades entre os dois modelos de negócio, não foi possível à APF verificar, na listagem das marcas levantada, quais as que operam em franchising ou agenciamento.
Relativamente às marcas que não pertencem à associação, a APF não pode atestar que as mesmas estejam comprometidas com o Código de Deontologia Europeu de Franchising, nem que atuam sob o sistema de franchising.
Assumidos os pressupostos que tiveram por base os Censos do Franchising 2018, vimos por este meio apresentar as principais conclusões sobre o impacto do franchising na economia portuguesa.
FRANCHISING E O PIB:
Em 2018, houve uma diminuição do número de marcas a atuar em franchising em Portugal (528 em 2018 contra 610 em 2017). No entanto, o peso do franchising no PIB subiu significativamente, de 2,84% para 3,96%, traduzindo um aumento de 1,12%.
As redes de franchising em Portugal geraram, em 2018, um volume de negócios de 8084 mil milhões de euros, valor que corresponde a 3.96% do PIB nacional.
FRANCHISING E O EMPREGO:
O franchising também aumentou o peso do seu impacto no emprego em Portugal em 2018. Dos 4.866.700 empregos existentes em Portugal em 2018, 160.012 são provenientes de marcas do franchising. Desta forma, dos 2,72% registados em 2017, o franchising passou a representar 3.31% em 2018.