Nas compras eletrónicas os consumidores são mais propensos a “abandonar” os carros de compras do que nos pontos de venda tradicionais. De acordo com o estudo “Online Shopping Customer Experience Study”, 55% dos compradores online não chega a finalizar a sua compra.
Não saber quanto são os custos de envio antes de realizar a compra, não conseguir fazer o pagamento à primeira ou ter que introduzir repetidamente os dados da compra são algumas das principais causas de abandono de acordo com a consultora comScore.
O estudo revela ainda que 73% dos compradores estabelece como a sua principal prioridade que os portes de envio sejam gratuitos e 60% que a data de entrega seja exata.
Com o objetivo de melhorar a experiência do shopper online, o Centro Universitário de Tecnologia espanhol propôs 10 medidas:
1-Estabelecer uma política de envios gratuitos e opções de gratuitidade a partir de uma determinada quantidade;
2-Fixar datas de entrega rápidas e mais flexíveis;
3-Oferecer a possibilidade de guardar o que está no carrinho de compras e finalizar a encomenda noutra ocasião;
4-Dispor de várias formas de pagamento;
5-Evitar formulários que peçam muita informação;
6- Monitorizar a atividade do cliente;
7-Optimizar a compra a partir de vários dispositivos;
8-Trabalhar sempre a pensar no consumidor;
9-Facilitar informação e ajuda;
10- Evitar falhas técnicas que dificultem a encomenda do utilizador.