Consumidores portugueses estão mais confiantes
A conclusão é do mais recente estudo internacional da Nielsen: o índice de confiança dos consumidores portugueses “tem mostrado uma tendência de evolução ao longo dos últimos trimestres”. De acordo com o Estudo Global de Confiança dos Consumidores, apesar de uma quebra face ao trimestre passado, “Portugal continua a apresentar valores históricos, tendo alcançado 65 pontos, mais 8 pontos face ao período homólogo.”
A média global, por sua vez, manteve-se nos 98 pontos, ao passo que na União Europeia o índice de confiança aumentou para os 79 pontos.
Por outro lado, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é a maior preocupação para 29% dos consumidores portugueses inquiridos, enquanto nos restantes países europeus esta preocupação surge apenas no 11º lugar da tabela. A saúde, por sua vez, continua a ser uma preocupação para 27% dos consumidores nacionais, assim como a segurança profissional (26%) e a economia (19%).
No que diz respeito a perspetivas para o futuro, e para os próximos 12 meses em particular, “14% dos portugueses referem que estão satisfeitos com as suas perspetivas de emprego (+3pp em relação ao período homólogo) e 29% estão otimistas em relação às suas finanças pessoais. 20% também acreditam que o próximo ano será a melhor altura para comprar aquilo que querem e de que necessitam.”
59% dos consumidores portugueses admitem que se viram obrigados a alterar os seus hábitos de consumo de forma a economizar nas despesas domésticas. Nesse sentido, 57% dos consumidores pouparam nas despesas de entretenimento fora de casa, 56% procuraram poupar no gás e eletricidade, 53% gastaram menos em roupa e 53% optaram por marcas de alimentação mais baratas.
No futuro, e apesar das melhorias na situação económica, 46% dos portugueses revelam que pretendem continuar a poupar no gás e eletricidade, 26% no entretenimento fora de casa, 25% nas refeições de take away e 25% em novas roupas.
> Gostou deste artigo? Se pretende ler mais artigos sobre franchising, subscreva a nossa newsletter aqui.