O Grupo Dia anunciou o objetivo de reduzir em 40% os resíduos para aterro a nível global e o desperdício alimentar em Espanha e Portugal, até ao próximo ano.
Segundo explicado em comunicado, a gestão eficiente de resíduos e desperdícios é um dos objetivos principais do Plano de Sustentabilidade 2021-23 do Grupo Dia. Para apoiar este processo e medir este parâmetro, o Grupo Dia criou um indicador comum e colocou em marcha uma série de ações proativas que contribuem para reduzir o desperdício alimentar em todos os mercados onde está presente: Espanha, Argentina, Brasil e Portugal.
Entre as medidas já tomadas estão a adaptação dos formatos à capacidade de abastecimento de cada loja, a otimização informática dos pedidos para responder às necessidades de venda de cada estabelecimento e um controlo diário da qualidade e data de validade de cada produto em função da rotação e do stock.
Para além disso, a Dia disponibilizou aos seus clientes o aproveitamento de produtos com data de validade próxima da caducidade através de descontos especiais e ações de colaboração com outros parceiros e fomenta as doações de produtos aptos para consumo humano, mas não para venda.
A redução do desperdício alimentar em Portugal
A Dia Portugal, através da sua insígnia Minipreço, associou-se uma vez mais ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, e à sua campanha de sensibilização.
Os supermercados Minipreço já aplicaram descontos em 3 800 produtos que se aproximavam do fim do prazo de validade no último ano e meio e, desde novembro de 2021 já distribuiu mais de 63 000 Magic Boxes a preço reduzido em 200 estabelecimentos Minipreço graças à parceria com a App Too Good To Go.
Para além disso, desde 2021 até hoje, já doou 170 toneladas de alimentos ao Banco Alimentar e outras instituições sociais locais através dos centros de distribuição de Valongo, Torres Novas e Alverca.
Nos restantes países
No caso da Dia Espanha, o novo modelo logístico e de operações implementado nos armazéns e nas lojas permitiu “ganhar agilidade e aumentar a qualidade e frescura dos produtos colocados à venda”.
Para além disso, a Dia colabora regularmente com a FESBAL e os seus 54 Bancos Alimentares associados, com campanhas sazonais e alianças junto de parceiros como a Unilever, com quem doou 200 mil produtos de primeira necessidade para crianças graças à campanha ‘A Tua Compra Ajuda’ deste verão.
Por seu lado, na Argentina, a Dia contribui há mais de três anos para a luta contra o desperdício alimentar mediante a doação de produtos de curta validade a Bancos Alimentares. Estas doações solidárias, só em 2022, alcançaram um total de 55 toneladas de produtos.
No Brasil, as medidas implementadas para melhorar a gestão do sortido e o stock permitiram reduzir apenas nos armazéns perdas de 86% em 2021, evitando a criação de mais de 1,2 milhões de kg de resíduos nos últimos dois anos.