Experiência de franchisados de sucesso em destaque na Expofranchise

Experiência de franchisados de sucesso em destaque na Expofranchise

“Aprender com quem sabe. A experiência de franchisados de sucesso” será o mote de duas conferências da Expofranchise, feira de franchising que este ano se realiza nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Congressos do Estoril, e que tem já confirmadas as presenças de algumas das maiores marcas do setor.

Seguir as regras do master, saber motivar a equipa e ser contido na gestão das contas são algumas das dicas que os melhores franchisados de marcas como Remax, BodyConcept, LDC, McDonald’s, Subway, Melom e Century21 irão partilhar no evento.

Em debate estarão ainda os aspetos chave para assegurar o sucesso de um negócio em regime de Franchising e as competências que o franchisado dever possuir ou desenvolver para o negócio triunfar.

A experiência de um franchisado da Subway

Com um restaurante no Centro Comercial Parque Nascente, em Rio Tinto, Ruben Freitas Quintal, franquiado da cadeia de sanduíches Subway, revelou recentemente à revista NEGÓCIOS & FRANCHISING que é preciso jogar pelas regras. “Penso que uma das melhores lições de gestão que aprendi é, de facto, o cumprimento das regras da marca, tanto a nível operacional, como a nível de gestão. Ajudam a ter um total controlo sobre o que se passa com o meu negócio, evitando surpresas desagradáveis”, salienta o franchisado, que decidiu apostar na Subway porque procurava “um modelo de negócio já estudado de uma marca de renome, sólida e de sucesso”.

Na opinião de Ruben Freitas, que abriu a sua unidade em fevereiro de 2014, a boa gestão de um negócio depende, em certa medida, do seu arranque. É por isso necessário pensar bem a empresa antes de começar, avaliando fenómenos como o mercado, tipo de clientes e, claro, localização. “É crucial dedicar muito tempo ao planeamento, sobretudo numa primeira fase, e não se precipitar na escolha de uma localização.” Para além disso, o franquiado destaca a importância de acompanhar a operação de perto e de manter o foco no cliente. Para tal, Ruben diz preferir contratar jovens que por vezes nem têm experiência na área, mas que pode depois moldar em bons funcionários. Embora nem todos os franchisados tenham referido esta apetência por colaboradores mais jovens, muitos referem a importância do treino dos colaboradores para a satisfação dos clientes, algo essencial. Além disso, disse Ruben, é necessário que os empresários tenham tempo, boa capacidade de gestão e ambição. Quanto à sua marca específica [a Subway conta com 15 unidades em Portugal], o franquiado elogiou o processo de formação dado aos novos investidores, que considera “excelente”.

Estas e outras lições estarão em destaque na maior feira de franchising nacional, que apenas a cerca de uma semana da sua realização já garantiu a presença de expositores de marcas como Clickviaja, note!, Well’s, Low-Cost.Come, Loja do Condomínio, Dia, Meu Super, Spar, Aloha, Icesoft, Magnólia Silver Jewlery, Flormar, III Sensu, La Botica de Los Perfumes, Refan, Partyland, InnovDigital, Prauts International, House Shine, Ideal Canalizador, Ideal Electricista e Phone House.

Saiba tudo sobre a edição de 2015 da Expofranchise.