Fevereiro marca nova subida na confiança dos consumidores
Janeiro e fevereiro são meses positivos no que toca à confiança dos consumidores. Segundo dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, após uma estabilização em dezembro, este indicador subiu de forma concreta. Já o indicador de clima económico aumentou em fevereiro, atingindo um nível idêntico ao observado em fevereiro de 2020, após ter apresentado um comportamento irregular entre julho e janeiro.
Assim, esclarece o gabinete do INE que esta evolução é o resultado do contributo positivo das expetativas acerca da situação futura económica do país e da situação financeira do agregado familiar, sendo que, em sentido contrário, a evolução das expectativas relativas à evolução futura da realização de compras de relevo e das opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar tiveram um contributo negativo para a evolução do indicador.
“O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou nos últimos cinco meses, prolongando a trajetória marcadamente ascendente iniciada em março de 2021 e atingindo o valor máximo desde julho de 2008”, destaca o gabinete do INE.
Por outro lado, a confiança do comércio desceu durante o segundo mês de 2022, isto após se ter registado um aumento em janeiro. A evolução do último mês resultou do contributo negativo de todas as componentes deste indicador: perspetivas de atividade da empresa, apreciações sobre o volume de stocks e opiniões sobre o volume de vendas.
“Em fevereiro, o indicador de confiança diminuiu no comércio por grosso e no Comércio a Retalho, mais intensamente no primeiro caso”, explica o documento.