Grupo DIA fecha 2017 com vendas de 10,3 mil M€
O Grupo DIA terminou o ano de 2017 com vendas brutas sob insígnia de cerca de 10,3 mil milhões de euros, um crescimento de 1,5% face ao período homólogo. No mercado português, as vendas do grupo cresceram 0,6%, para um total de 852,8 milhões de euros.
No mercado espanhol, responsável por 55,5% das vendas do grupo que detém o Minipreço,as vendas brutas sob insígnia atingiram em 2017 cerca de 5,7 mil milhões de euros, uma quebra de 3,8% face a 2016 que a empresa justifica com o encerramento de 162 lojas. No Brasil, aquele que é já o segundo mercado mais importante para o grupo, com 19,3% das vendas, as vendas brutas sob insígnia foram de 1,9 mil milhões de euros e na Argentina as vendas chegaram aos 1,7 mil milhões de euros.
No final de 2017, o Grupo DIA contava com um total de 7388 lojas nos quatro mercados em que está atualmente presente, 3603 lojas próprias e 3785 em regime de franchising. Em Portugal, o retalhista conta já com 630 lojas, 297 das quais em regime de franchising, tendo aberto 7 novas unidades no ano passado.
O resultado líquido ajustado do Grupo DIA fixou-se nos 217 milhões de euros, uma diminuição de 19,2% face a 2016, e o resultado líquido atribuível caiu 38% na moeda local, para cerca de 109,6 milhões de euros, uma quebra que, de acordo com a companhia, é fruto “dos resultados negativos das operações descontinuadas na China em 2017”.