Introvertidos também podem vingar nos negócios
O sucesso profissional é muitas vezes relacionado com a extroversão e a capacidade de vender ideias e produtos, mas nem todos os empreendedores são extrovertidos e embora os introvertidos possam ter que se esforçar mais para falar em público e partilhar as suas ideias, estes também podem atingir o sucesso.
A revista Entrepreneur acredita neste tipo de personalidades e explica que os introvertidos podem ser tão bons, ou melhores, que os extrovertidos se seguirem algumas dicas. Em primeiro lugar, a revista explica que “um empreendedor precisa de pessoas para crescer. Caso seja difícil para si comunicar com pessoas ou fazer um ‘pitch’, pratique o que quer dizer em frente a um espelho.”
A Entreprenuer explica ainda “a falta de assunto pode acabar com uma conversa”, assim, é importante ir para as reuniões com os temas bem preparados. Para além disso, os empreendedores introvertidos devem valorizar mais a qualidade do que a quantidade. “Se as reuniões e o networking são desconfortáveis para si, lembre-se que não vale a pena andar a distribuir cartões-de-visita e a falar pelos cotovelos. Uma conversa de qualidade vale mais do que apertos de mão vazios.”
A revista explica ainda que os introvertidos devem procurar pedir ajuda a pessoas de confiança. “Se a introversão o impede de fazer um primeiro contacto com alguém, peça ajuda a um amigo. Depois de um aperto de mão, a conversa pode desenrolar-se mais facilmente.”