Análise do franchisador
Concluída a pré-seleção dos negócios, inicie os contactos com os franchisadores ou masters das marcas que lhe interessam. Poderá fazê-lo em feiras ou através de pedidos de informações mais detalhadas sobre o negócio e, posteriormente, marcando reuniões.
Lembre-se que o seu futuro depende do franchisador e, por isso, é fundamental que não fique com quaisquer dúvidas quanto à visão de negócio e credibilidade de quem está por detrás da marca.
É importante que obtenha o máximo de informação sobre a empresa: história, quem são os sócios, estrutura humana, solidez financeira, experiência em franchising. Caso se trate de uma marca internacional, peça informações à casa-mãe;
Solicite ao franchisador ou master informações detalhadas sobre a estratégia de expansão para os próximos cinco anos.
Verifique quantas unidades operam no mercado e destas qual o número que são franchisadas e próprias, quais os apoios prestados aos franchisados antes e após a abertura do negócio. Examine com atenção a estrutura humana que é responsável pelo apoio à rede de franchisados.
Não deixe de confirmar se o franchisador tem manuais operativos do negócio e quando é que estes são entregues, qual o período de duração da formação inicial, se esta inclui a equipa que irá trabalhar consigo e se existe algum apoio em formação contínua;
E por último, antes de tomar a sua decisão, contacte com outros franchisados.