A Kantar Worldpanel revelou que o consumo voltou a crescer no início deste ano. De acordo com os dados apresentados à imprensa, a evolução positiva do PIB no último trimestre de 2013 e a melhoria sentida nos Índices de Confiança foram acompanhados por uma retoma do consumo dos lares portugueses no mercado do Grande Consumo (FMCG).
“No final de 2013 as famílias portuguesas tinham gasto 2238 euros, em média, em produtos de grande consumo, o que representou uma redução de 1,5% no volume total adquirido. A frequência de compra aumentou +1,2% mas a cesta de compras diminuiu em -3,2%”, refere o comunicado da empresa.
A Kantar Worldpanel revelou ainda que apesar da crise económica verificou-se uma baixa na quota do canal HardDiscount em Portugal nos últimos anos. “As razões do comportamento do Canal Hard Discount prendem-se com vários fatores, mas notamos que o vetor fundamental do consumidor português neste contexto são os Produtos Alimentares Frescos (Carne, Peixe, Fruta e Legumes) e este canal ainda é relativamente fraco ou pouco desenvolvido nessa valência. Por outro lado a sua clientela “core” foi a que mais reduziu as compras FMCG em 2013, de qual resultou a queda de -10% no volume comprado neste canal”.
A empresa diz ainda que se verificou uma evolução negativa das marcas de distribuição em Portugal, em termos de volume e da sua quota de mercado, que desceu para 40,8% em 2013. “Isso acontece fundamentalmente como resultado da importante actividade promocional das Marcas de Fabricante”, conclui a Kantar Worldpanel.