Os World Retail Awards (WRA) distinguiram o grupo LVMH como retalhista internacional do ano. Organizados pelo World Retail Congress, os WRA foram entregues esta terça-feira numa cerimónia em Paris. Da lista de distinguidos, de salientar, o Prémio Liderança em Retalho para Yves Carcelle, que foi chairman e CEO da LVMH entre 1998 a 2011.
Por sua vez, o prémio retalhista do ano foi para a Whole Foods. De acordo com o júri este prémio foi atribuído pela influência que a Whole Foods tem feito no setor alimentar em todo o mundo e por ter sido pioneiro no seu nicho de mercado. O prémio “Novo retalhista” foi para a Jumia, retalhista africano que “está a moldar o e-commerce em África”, segundo a organização.
De salientar que os prémios de responsabilidade social e a melhor campanha de publicidade de um retalhista tinham candidatos portugueses, mais concretamente o Missão:Sorriso do Continente e a Campanha de Natal da Worten. Nestas categorias, os vencedores foram a Migros para a Generation M; e na melhor campanha de publicidade os WRA distinguiram a campanha de Natal da Tesco.
O júri deste ano incluía personalidades como Ian Cheshire, Group Chief Executive da Kingfisher plc, Bernie Brookes, CEO da Myer Ltd, Gordon Campbell, CEO da Spar International, Paul Charron, Chairman da Campbell Soup Company e Mindy Grossman, CEO da HSN Inc.
Conheça a lista completa de vencedores da edição deste ano dos World Retail Congress:
Retalhista Internacional do Ano: LVMH
Prémio Liderança: Yves Carcelle; LVMH
Retalhista do Ano: WholeFoods
Prémio Novo Retalhista: Jumia (Nigéria)
Prémio Iniciativa de fidelização de clientes I: HSN
Prémio melhor campanha de publicidade do Ano: Tesco Natal 2012
Prémio Reinvenção no Retalho: Coles (Austrália)
Prémio iniciativa de Supply Chain: Debenhams
Prémio Melhor retalhista de mercados emergentes: Cacau Show (Brazil)
Prémio iniciativa tecnológica para retalhistas: ASOS – “Fit Visualizer”
Prémio Retalhista Multicanal: F&F
Prémio Retalhista “Pure Play” online: vente-privee.com
Prémio Design de Loja (menos de 1200 m2): Shoes of Prey (Sidney, Austrália)
Prémio Design de Loja (mais de 1200 m2): Shinsegae Department Store (Seoul, Coreia do Sul)
Prémio iniciativa de responsabilidade social :Migros para Generation M