A insígnia espanhola Mercadona revelou esta semana que a região do Grande Porto será a primeira do mercado nacional a receber as lojas da rede. A notícia surge apenas alguns meses depois de a insígnia ter anunciado os seus planos de internacionalização para o mercado português.
Numa nota enviada às redações esta terça-feira (18 de outubro), a Mercadona revela que a aposta na região do Grande Porto “é uma opção natural, pois a proximidade à Galiza, Castela e Leão facilita o arranque da operação.”
Assim, já foi registada no Porto a sociedade Irmãdona, criada para assegurar que a operação da Mercadona em Portugal cumpre todos os requisitos fiscais. Nesta fase do processo de expansão, a empresa está a integrar os candidatos já selecionados: 120 diretivos, que irão liderar o projeto em Portugal, e 30 analistas de campo de produtos frescos.
“Os colaboradores estão a participar num programa de formação de 18 meses, em Portugal e em Espanha, onde irão receber formação específica sobre o modelo de Qualidade Total da Mercadona e formação prática, junto de um mentor, para adquirirem competências que permitam desenvolver o seu trabalho”, revela a insígnia.
A estratégia da Mercadona para o mercado português contempla um investimento de 25 milhões de euros e a criação de 200 postos de trabalho nesta primeira fase de expansão.