Mitos que impedem o sucesso nos negócios
Muitas pessoas sonham em abrir o seu próprio negócio, mas não tiram a ideia do papel por ainda acreditarem em alguns mitos amplamente divulgados sobre o mundo dos negócios e por terem, muitas vezes, ideias pré-concebidas sobre o setor.
De acordo com a revista Exame brasileira, o maior mito que impede um empreendedor de ser bem-sucedido é o facto de acreditar que a sua ideia de negócio não precisa de ajustes. “Os empreendedores que se recusam a aceitar que a sua ideia de negócio ou empresa não é perfeita precisam de parar um momento e refletir. Para tirar a ideia do papel, o empreendedor vai ter que adaptar-se e fazer concessões”, explica a revista.
O segundo maior mito é a crença de que ao abrir um negócio irá fazer muito dinheiro. “Muitos empresários têm a ilusão de que basta ter uma boa ideia de negócio para ganhar o mercado rapidamente e faturar muito”, continua a publicação. Para além disso, aqueles empreendedores que acreditam que todo o dinheiro da caixa da empresa é dele está condenado ao insucesso.
Para a Exame, outros dos maiores erros é acreditar que “somos o nosso próprio chefe. Ser dono de uma empresa implica muitas responsabilidades e não é uma tarefa fácil. Não tem que prestar contas a ninguém, mas na verdade passa a ter muitos outros chefes, por exemplo, os clientes do seu negócio.”
Por fim, um dos maiores que pode cometer nos negócios é não querer partilhar as suas ideias com ninguém. “Muitos empreendedores gostam de guardar segredo e evitam falar sobre o seu produto ou serviço. Mas quanto mais o empreendedor falar sobre a ideia, melhor ela ficará”, explica a revista.