Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Mulheres empreendedoras aderem ao Dona Empresa

Por Infofranchising Infofranchising, Infofranchising - Portugal
04/02/2011

 

 

O projecto Dona Empresa, promovido pela Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias (APME) vai arrancar com novas acções de formação e consultoria para projectos geridos por mulheres.

O projecto Dona Empresa, promovido pela Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias (APME) vai arrancar com novas acções de formação e consultoria para projectos geridos por mulheres.

 

O Norte, Centro e Alentejo são as regiões seleccionadas pelo actual Quadro Comunitário. Segundo a direcção da APME, “as 76 novas candidaturas recebidas vão ter seguimento ”possivelmente no primeiro ou segundo trimestre de 2011. As candidaturas estão permanentemente abertas e convocamos as pessoas quando vamos iniciar uma acção”. Cada acção tem 16 vagas e a duração de 157 a 165 horas, contra as 350 horas da acção anterior. “Infelizmente tivemos um corte no número de horas e isso reflecte-se na aquisição de competências necessárias”, considera a APME.

A formação oferecida é de carácter generalista, incluindo módulos como motivação e determinação, organização e gestão, acesso à actividade económica, marketing e mercados, gestão financeira, gestão de produção, novas tecnologias da informação, incentivo ao investimento e avaliação da acção. Depois há uma fase de consultoria específica para cada empresa criada, com a colaboração de especialistas em diversas áreas.

 

Negócios de proximidade

Muitas empresárias “acabam por se situar na área dos serviços de proximidade”, alguns deles inovadores na abordagem que fazem do mercado. A APME dá o exemplo de um negócio de bolos explosivos que surgiu no Alentejo, de consultoria em paisagismo no Algarve e da constituição de pacotes contendo o material escolar para entregar às famílias no início do ano escolar, em Setúbal. Ou ainda de projectos de medicina tradicional chinesa, turismo online, decoração, design e comunicação, bijutaria, transformação de roupa, entre outros. Dos negócios surgidos até agora no âmbito do Dona Empresa, nota-se que “há um aproveitamento de competências artesanais”, mas também iniciativas desenvolvidas para franchising, como a Lune Bleu. “Ao fim de dois anos de actividade, há uma taxa de sobrevivência de 80%”, garante a APME. O plano de negócios desenvolvido nestas acções “facilita não só o financiamento como a própria sobrevivência da empresa”. Ana Costa

Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio
Pub Anúncio

Notícias relacionadas

Um Impulso Positivo para o Sector de Franchising em Portugal

Um Impulso Positivo para o Sector de Franchising em Portugal

A recente notícia sobre operadores de lojas a acusarem a Vodafone britânica de enriquecimento injusto durante a pandemia pode, à primeira vista, projetar uma sombra sobre o sistema de franchising. Ainda assim, esta situação, apesar de negativa no seu contexto...

Interdomicilio cresce na Grande Lisboa com abertura em Sintra

Interdomicilio cresce na Grande Lisboa com abertura em Sintra

Com mais de 14 anos de experiência, a Interdomicilio, líder em serviços domésticos e cuidados assistenciais na Península Ibérica, acaba de inaugurar uma nova unidade franchisada em Mem Martins, no concelho de Sintra. Sob a gestão da Susana Ferreira (foto), esta nova...