infofranchising_logo_headerinfofranchisinginfofranchising_logo_mobile_250infofranchising_logo_mobile_250
  • Home
  • Notícias
  • ABC do Franchising
  • ExpoFranchise
  • Norte Franchise
  • APF
  • Quem Somos
  • Contactos
✕

25% dos portugueses preferem comprar em negócios independentes

25% dos portugueses preferem comprar em negócios independentes

91% dos empreendedores portugueses voltaria a fundar uma empresa novamente. A conclusão é um estudo apresentado na passada semana pelo Grupo Metro, que celebrou a 8 de outubro os negócios próprios. O estudo da empresa, que em Portugal detém a Makro, revela ainda 25% dos consumidores portugueses preferem comprar em empresas geridas pelos proprietários em vez de nas grandes cadeias.

Esta é a terceira edição do estudo que o Grupo Metro realiza sobre os negócios independentes e revela que, em Portugal, 91% dos empreendedores voltariam a fundar uma nova empresa, apesar de 39% ter receio da sua receita ser instável, 29% ter que aportar um grande esforço para conseguir novos negócios e 45% considerar que o pagamento de impostos seja muito penoso em Portugal.

Serviço, qualidade e sustentabilidade vistos como fatores de sucesso para negócios próprios

O estudo mostra ainda “a razão pela qual os portugueses apreciam os negócios próprios deve-se, em grande parte, ao facto de agirem de forma sustentável. Para 54% dos consumidores inquiridos, este é um critério de decisão importante. Quase metade (47%) também afirma que a boa qualidade é uma das principais razões que os leva a preferir adquirir produtos e serviços provenientes de empresas independentes. 53% também referiu o bom serviço e um quarto dos portugueses (25%) assegura que prefere comprar em empresas geridas pelos proprietários, em vez de se dirigir às grandes cadeias.”

Além disso, 34% dos entrevistados referem que gostam da diversidade das suas regiões e apreciam especialmente as pequenas e médias empresas independentes pelo seu contributo; e 54% destacam os serviços personalizados oferecidos pelas empresas que são geridas pelos seus proprietários.

O Grupo Metro revela ainda que 70% dos consumidores entrevistados prefere cabeleireiros e barbearias geridas pelos proprietários face às grandes redes. Os pequenos restaurantes, cafés e snack bars (46%) e floristas (59%) surgem logo a seguir como os mais populares.

Gostou deste artigo?

Se pretende ler mais artigos sobre franchising, empreendedorismo e gestão, subscreva a nossa newsletter

ABC do FRANCHISING

Negociação e contrato

Começar um negócio: enquadramento Legal

Como financiar um negócio

Como fazer a pré-seleção das oportunidades de franchising

Quero ser franchisado. E agora?

Está preparado para ser franchisado?

Como começar um negócio

MAIS LIDAS

  • Pingo Doce procura parceiros para abrir lojas fora de centros urbanosPingo Doce procura parceiros para abrir lojas fora…
  • A Padaria Portuguesa quer abrir 10 lojas este anoA Padaria Portuguesa quer abrir 10 lojas este ano
  • Como financiar um negócioComo financiar um negócio
  • Dunkin’ Donuts está a caminho de PortugalDunkin’ Donuts está a caminho de Portugal
  • Franchising: quais as melhores apostas para 2017?Franchising: quais as melhores apostas para 2017?

    Links

  • Gestão
  • Franchising
  • Empreendedorismo
  • Negócios
  • Expofranchise
  • Porto Franchise
  • Revista Negócios & Franchising
  • Financiamento
  • Start-up
  • Oportunidades
Abilways_PT_rodape
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos 
  • Contactos
  • Subscrever a newsletter

Abilways Portugal | Infofranchising | Negócios & Franchising | Associação Portuguesa de Franchising

comunicacao@apf.org.pt