4 dicas para abrir um negócio depois da reforma

4 dicas para abrir um negócio depois da reforma

Sean Castrina, autor do livro “8 Unbreakable Rules for Business Start-Up Success”, deu uma entrevista à Entrepreuneur onde dá dicas para ajudar reformados a abrirem um negócio próprio.

De acordo com o escritor, os empreendedores mais velhos têm maiores probabilidades de serem bem-sucedidos nos seus negócios do que os mais jovens e aconselha-os a “apostar na experiência”. Sean Castrina refere que os reformados devem confiar nos anos de trabalho que acumularam na altura de decidir em que área querem abrir um negócio e sublinha ainda que a experiência de vida lhes trará mais confiança nos negócios.

A segunda dica do autor é que “escolha um negócio que se encaixe nas suas finanças”. Os novos empreendedores devem pensar num modelo de empresa que seja possível concretizar com o dinheiro que têm disponível e devem ser cautelosos e realistas para que não percam as poupanças acumuladas durante a sua vida.

Castrina defende ainda que os reformados devem saber identificar as suas fraquezas, isto porque muitos empreendedores reformados acham que precisam de aprender tudo sobre as áreas em que têm mais dificuldade, atitude que o autor acredita não ser a mais correta. “Devem contratar pessoas que atuem nos setores sobre os quais não tenham tanta apetência e devem concentrar-se no que melhor sabem fazer”, conclui.

Por fim, o autor aconselha estes empreendedores a aproveitarem o tempo que têm disponível depois de uma vida de trabalho e a “encontrarem o equilíbrio”.