4 dicas para ser um empreendedor bem-sucedido

4 dicas para ser um empreendedor bem-sucedido

O início de um novo ano é altura de planeamento e, estatisticamente, é também a altura do ano em que mais pessoas analisam a possibilidade de abertura de um negócio próprio. E apesar de ainda não existir uma ‘receita’ para o sucesso, existem algumas estratégias que podem ajudá-lo a ser um empreendedor bem-sucedido.

1 – Encontre financiamento

Conseguir capital é um passo fundamental à abertura de um negócio. Calcule bem os riscos de investir capitais próprios ou de optar por financiamento. E não se esqueça: avalie o retorno que conseguirá obter e quando, não perdendo de vista o setor de negócio selecionado e as dinâmicas de mercado.

2 – Estude, estude, estude

Seja cauteloso. É importante que não se atire de cabeça para um negócio próprio só porque sempre idealizou ser o seu próprio chefe ou porque gosta muito da área de negócio onde pretende investir. Procure os parceiros ideais para o ajudarem a atingir os seus objetivos, estude as melhores localizações para implementar o seu negócio, avalie que estruturas vai necessitar e pense com antecedência nas estratégias de marketing que poderá utilizar para levar o seu negócio mais longe.

3- Esteja atento às tendências

Um bom empresário deve estar sempre atento às tendências de mercado e à evolução dos hábitos sociais. Para além disso, é importante que tenha uma mente aberta e que esteja disposto a mudar de estratégia se perceber que o caminho pelo qual queria optar não é o mais indicado.

4- Invista em negócios com um propósito e conscientes

O consumo consciente e sustentável tem vindo a crescer em todo o mundo e será uma boa opção de negócio a longo prazo. Para além disso, se quer ser um empreendedor verdadeiramente bem-sucedido é importante que crie um negócio com propósito. Para além de alavancar o sucesso do seu negócio conseguirá ter uma equipa motivada a trabalhar consigo.

(Visited 253 times, 1 visits today)