Lições que se podem aprender com empreendedores bem-sucedidos

4 lições que pode aprender com empreendedores bem-sucedidos

O que separa um perdedor de um vencedor? De acordo com o mais recente artigo da Entrepreneur, os vencedores estão constantemente a avaliar os seus falhanços e estão sempre à procura de oportunidades para aprender. Mas o que é que realmente distingue um empreendedor bem-sucedido dos restantes? Eis quatro lições do que pode aprender com um verdadeiro vencedor.

  • Favorecer aptidão em vez de capacidade

Quem o diz é JC Glick, autor do livro ‘A Light In The Darkness: Leadership Development For The Unknown’: os líderes devem focar-se em construir aptidão em vez de capacidade. Para o autor, os líderes das empresas tendem a pensar no que as suas organizações fazem – na sua capacidade -, encorajando os seus colaboradores a repetir sucessos passados. Contudo, a aptidão pode ajudar a construir todo um sistema que crie valor.

  • Quando o líder é a pessoa mais ‘burra’ numa sala, é de propósito

De acordo com a Entrepreneur, “ninguém fica mais esperto a trabalhar com pessoas idiotas nem ninguém aprende se estiver sempre a falar.” Isto quer dizer que deve rodear-se de pessoas diferentes e fazer questões. Fazer muitas questões. Se quer uma resposta melhor, faça questões melhores.

  • Vontade de aprender insaciável

Michael Dell, fundador da tecnológica Dell, acredita que a curiosidade é o atributo que todos os CEO devem ter para vingar nos negócios. A aprendizagem é um processo contínuo que nunca termina, nem depois de ter vingado nos negócios. Por isso, é absolutamente crucial que promova a aprendizagem na sua cultura organizacional.

  • Inteligência emocional é essencial

De uma forma muito simples, a inteligência emocional não é mais do que saber quando falar, quando ouvir ou quando ir embora. Segundo a Entrepreneur, “líderes que não são emocionalmente inteligentes são o equivalente a uma granada: atire-a para uma multidão e observe as pessoas a afastarem-se”.