Aberta fase de candidaturas para SI Qualificação PME

Acaba de abrir a fase de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, nas modalidades de Projecto Individual e em Cooperação.

Aquele concurso destina-se a apoiar investimentos de empresas já existentes para “que reforcem a sua capacidade no sentido de assegurar uma maior orientação do produto interno para a procura externa”, revela a organização do mesmo. Assim, os projectos candidatos deverão visar a promoção da competitividade das PME através da sua internacionalização e presença activa no mercado global.
As condições de acesso contemplam, entre outras, capacidade de “orientação para os mercados externos”, “inserção em Estratégias de Eficiência Colectiva – clusters (EEC)”, “não contemplar actividades nos sectores da pesca e aquicultura e não acumular, para as mesmas despesas elegíveis, os incentivos concedidos ao abrigo deste sistema de incentivos com os atributos no âmbito do FEAGA – Fundo Europeu Agrícola de Garantia”, “comprovação do estatuto de PME, mediante a certificação electrónica disponibilizada no site do IAPMEI”, ou “restrição de candidaturas a uma candidatura por promotor, excepto no caso dos investimentos localizados no Algarve em que deverá ser apresentada candidatura autónoma”.
As candidaturas devem ser apresentadas pela Internet, através de formulário electrónico disponível no portal “Incentivos QREN”, até ao próximo dia 25 de Janeiro de 2011.